7 de novembro de 2015

Arroz doce na Cuisine Companion










Para fazer arroz doce , devemos em primeiro lugar ter atenção à qualidade dos ingredientes que utilizamos , seguir as técnicas que funcionam e se possível utilizar aparelhos que nos ajudem na parte da dedicação que dispensamos com a sua confecção  

Vamos falar de arroz 


O Arroz doce deve ser feito com arroz carolino,  arroz para risoto (arbóreo)  ou o " especial "  para arroz doce quando deseja obter um resultado de excelência .


                                                             Arroz carolino                                                           



Arroz para risoto ( arboreo ) mais pequeno , insuflado e redondo  


Arroz especial doces mais pequeno e redondo 


Especial para arroz doce ?

 Sim, Existem no mercado umas embalagens de arroz próprio para arroz doce, pelo menos foi assim que o marketing da marca o decidiu introduzir no mercado . 
Na secção do arroz não devia ter muita saída com a profusão de marcas , a solução  foi talvez colocar este arroz  junto aos doces, mousses , pudins  e preparados . 
Resulta , porque reparei nele . Eu e muitas outras pessoas .

O Arroz que costumo comprar é este e custa 0,85  dependendo da loja


 Arroz especial para arroz doce


Não é nenhum preparado com amido para engrossar o creme , ou preparado de leite creme misturado  , nem sequer açúcar tem na sua composição .....

Esta embalagem não  é mais de que risoto de excelente qualidade, penso que seja  tipo vialone nano, mas não tenho certeza , se repararem nos ingredientes , são apenas arroz , sem nenhum outro ingrediente extra 





o resultado é sempre eficaz e delicioso pois o grão mais pequeno e gomoso absorve mais , fica mais  saboroso e coze mais rápido.




Para terem uma noção aqui estão os 3 tipos de arroz ideais para o arroz doce  

       Arroz carolino , Risoto ( arboreo ) e Especial doces 

  Arroz carolino , Risoto ( arboreo ) e Especial doces 


Agora que percebemos que arroz podemos usar ,  vamos às técnicas de o poder fazer ,

Podemos usar : Panela normal ou de pressão , pressão rápida ( Cookeo ) , Máquina de pão  e ainda Actifry 

Sempre me correu bem na panela , mas  tinha de vigiar e estar sempre a mexer como se de um risoto se tratasse , exceptuando a cookeo que faz um delicioso arroz doce sem sequer tocar ou a actifry que envolve com a pá sem supervisão,  normalmente o processo tradicional no tacho...envolve a nossa atenção

Com a Cuisine Companion  ,acabou a vigilância , tal como prepara deliciosos risotos , também aqui o arroz  fica maravilhoso.

Utilizo a receita do livro sabores portugueses da Cuisine Companion , mas com algumas alterações  e seguindo as regras básicas para obter um bom arroz doce 


Regra nº1  por aqui : Uso 3 Taças de leite e 1 de água para cada taça de arroz 


Arroz 1 Leite / agua 4 



Por regra geral ,  o Arroz carolino aumenta sempre três vezes o volume do seu tamanho  
Se para um prato de arroz branco solto usamos o truque de 2 copos de agua para 1 de arroz  agulha , aqui , funciona como o arroz vulgo malandrinho, precisamos não de um arroz solto , mas sim um arroz cremoso que vai inchar no leite e precisar muito espaço para isso , 
A agua irá evaporar , por isso não podemos contar com ela para as contas do creme.... Logo a proporção é sempre de 4 de liquido para cada 1 de arroz .
Eu uso 1 de agua e 3 de leite , mas existem receitas ao contrario , 2 de agua e 2 de leite e ate 1 de leite e duas de agua ....resumindo a regra e 4 de liquido para cada 1 de arroz .

Transformando isto em liquido e sólido : 700 ml de liquido para cada 100 gr 


  • O Arroz deve pré cozer em agua , como na receita tradicional, para que os bagos rapidamente atinjam a temperatura e inchem rapidamente ( não acontece com leite )



  • Para cada 100 gr de arroz = 2 gemas 


  • O peso do açúcar é sempre o peso do arroz 


  • No fim  ainda acrescento um pouco mais  de leite ( 100ml)  Bem gelado . 
Foi uma técnica que aprendi com cozinheiros de uma aula  na escola de hotelaria e turismo do Estoril, na altura ensinava -lhes  um leite creme em micro ondas que não talhava  e saí de lá mais rica em 2 truques :   Queimaram com o maçarico o açúcar , que na altura , inicio anos 90 ainda era novidade e  perdi algum tempo a tentar comprar algo assim para mim   e  um truque para o leite creme, que transpus para outras receitas era acrescentar um pouco de leite gelado, uma chávena ,  no fim , ao leite creme, este gesto conferia homogeneidade ao creme  e um sabor a leite fresco que se destaca .

Gosto de fazer este truque no leite creme, nos cremes de pasteleiro , no molho branco  e ....no arroz doce .


Também avario ás vezes e em vez de 100 ml de leite frio acrescento natas e fica delicioso .
Outra avaria  deliciosa é  substituir as gemas por um pacote de leite creme da Royal esta é a preferida por aqui mas tecnicamente sem as gemas passa a ser uma sobremesa de arroz com leite creme  e não o o arroz doce tradicional , mas que é bom é ..

Avarias  à parte aqui fica a receita do arroz doce tradicional Português desta vez .... na Cuisine Companion   :

Ingredientes :
200 gr de arroz carolino ou risoto 
200 gr de açúcar 
200 ml agua
1, 1 de leite ( mais 100 ml fresco para o final )
4 gemas
1 casquinha de limão
1 pau de canela
1 pitada de sal

Preparação


Coloque o acessório misturador ( especial risoto ) Junte o arroz , a agua,  a casca de limão , o pau de canela e a pitada de sal  e Programe 90 graus durante 40 m na velocidade 4 . 

Nota Posterior : Esta receita foi efectuada com a minha CiCi que devido a ser dos primeiros modelos , não aquece tanto , está a 95º mas a maioria das CC faz esta receita a 90º , por isso se tiver dúvidas se a sua é das primeiras  , faça sempre a 90º e se no final achar que não está ainda pronto dê mais 2 minutos .

Arroz doce na Cuisine Companion 



Após 4 minutos  o arroz já absorveu a agua , abra ,  Junte os 1, 2 de  leite e envolva bem  no arroz com a espátula (para não criar grumos ) 



Arroz doce na Cuisine Companion 


 Junte o açúcar pelo orifício da tampa 10m antes de acabar o programa 

Quando o programa terminar , a Cuisine companion apita , abra a tampa e verifique se o arroz está cozido ou se necessita mais tempo .  Just in case .... Se esta seco ou esta cremoso. ...enfim veja se está dentro do seu gosto . Para mim está bom e passo ao passo seguinte 


Arroz doce na Cuisine Companion 


Deite as gemas numa tigela com um pouco da mistura do arroz e mexa tudo até as gemas ficarem quentes e dissolvidas ,

Retire o acessório misturador e coloque o acessório batedor  programe 95ºC durante 1 minuto velocidade 5

Coloque  a mistura das gemas e o copo extra de leite fresco  ( 100ml) pelo orifício da tampa . 




 Verta para uma travessa , retire a casca do limão e polvilhe de canela em pó .




Para devorar  num jantar ou almoço coloco em travessa ,

Arroz doce na Cuisine Companion 

Mas prefiro colocar em copos redondos para servir individual  à mesa ou em frascos  de iogurte  para guardar no frigorífico , fica pronto e doseado para enviar com a tampa para lanche e almoço ou simplesmente pegar e comer .




Arroz doce na Cuisine Companion 

Arroz doce na Cuisine Companion 


Mas se existe algo que gosto no arroz doce , é comer ainda morno e espalho logo num pires só para mim ...  Servidos ?



Arroz doce na Cuisine Companion 





Espero que gostem, 
Se experimentarem esta avaria ,  contem como foi,

Sempre ligada 
Alexandra Caixeiro