2 de agosto de 2016

Tudo sobre máquinas para fazer Sumos



Agosto começou , está calor e só lhe apetece  sumos , limonadas, batidos e refrescos bem gelados mas não sabe qual o aparelho a  comprar ou utilizar ? 



Deixo aqui algumas dicas que espero que sejam úteis para a sua escolha .
Primeiro que tudo , para fazer sumos , podemos usar alguns electrodomésticos especiais de acordo com o que pretendemos .

Assim , é normal ter na cozinha vários acessórios para sumos pois cada um tem  a sua função especifica e um não substitui o outro, embora possamos "avariar" se não tivermos o electrodoméstico adequado , o ideal será ter algum senão todos 

Podemos dividir os sumos desta forma  : Fruta desejada ou Sumo/resultado / beneficio  pretendido .

Se pretende um Sumo para a refeição mais leve e fluido ou um para o pequeno almoço mais denso ( néctar ) 
Se pretende fazer um programa de emagrecimento, vida saudável  e estar atenta aos nutrientes , calorias e fibras que ingere 
Se pretende apenas beber um refrescante sumo e não se importada nadinha ( eu ) com a quantidade de fibras ou açucares que o mesmo leva 



Quanto a fluidez alguma fruta, vegetais e raízes  têm percentagem de água maior  que outras  , ficam mais fluidos sumos com fruta com maior percentagem de água que os sumos com fruta mais densa .


Dependendo da forma de os processar , ficam mais fluidos sumos nuns aparelhos que noutros

Podemos sempre utilizar agua para diluir e ter um refresco ou usar a fruta 100% e ter um sumo mais concentrado .


Os sumos vão sempre variar consoante o gosto e a intenção  de cada pessoa e deixarei mais tarde no blog receitas que uso por aqui de forma a experimentarem ou avariarem a receita a vosso gosto .




Agora vamos falar dos brinquedos  para fazer sumo 


Liquidificadora 
    

Permite a transformação de alimentos em líquido através de uma lâmina que os desfaz .

Permite preparar batidos e sumos , massas leves como panquecas e crepes e até substituir a varinha na preparação de purés , compotas e comida de  bébé ,  passar sopa e molhos de forma mais aveludada, costumo usar muito para o caril e para o molho de tomate .

Também é a arma a ser usada para fazer leite de arroz, coco, amêndoa e pulverizar ( transformar em pó alguns alimentos )

Permite  picar gelo (se tiver copo de vidro ou metal ).

Para o sumo que é o que interessa aqui,  utiliza toda a fruta transformando-as  num puré ( smoothie  ou batido ) o que resulta num sumo mais espesso , pois a liquidificadora processa todo o alimento . 

Se a intenção é beber tudo e absorver 100% dos benefícios da fruta , beba inteiro . Fica denso, mas é muito saudável.
Se a ideia é apenas saborear um sumo que se consiga beber ,  teremos de colocar água ou sumo de fruta para tornar a bebida num liquido mais fluido se for essa a nossa intenção ( exemplo cenoura com laranja fica tipo papa , se conseguir beber tudo óptimo, é saudável, mas eu, que não estou muito interessada nisso,  junto água fresca e açúcar...muito açucar  ) . Podemos fazer  imensas variações , usando leite , iogurte ou gelados com fruta , normalmente conhecidos por Batidos  , Milkshake ou Vitaminas brasileiras , podemos incluir onde cereais , ovo,  Sementes ou sumos detox usando verdes e raízes

Resumindo , a liquidificadora é realmente uma grande aliada para fazer vários tipos de sumo , mais espessos ou mais fluidos , bastando acrescentar a fruta e transformar tudo em puré  , acrescentar liquido e depois podemos coar ou se for valente beber tudo sem desperdício de vitaminas .

Para fazer limonadas , águas aromatizadas também é a aliada correcta, basta colocar a água e a peça de fruta e dar uns toques no pulse , a água fica aromatizada com um toque e transforma-se em limonada ou refresco com mais alguns .

Para uma agua aromatizada basta colocar a fruta ....


 Mas se  der um toque de pulse , fica ainda melhor 



Para uma limonada/ morangada /laranjada bastam 3 ou 4 pulses  .

Pode ainda liquidificar durante 1 minuto . Sairá um resultado mais denso e de sabor mais forte . 

·     Se usarmos as cascas das frutas obtemos sempre sumos mais fortes de sabor mas muito mais nutritivos e vitaminados .
     Podemos descascar  só metade dos cítricos para nivelar a acidez . Uso limões com casca e laranja com casca se quiser um sumo extra vitaminado e forte em acidez .


Para fazer refrescos com fruta devemos usar o pulse , vai amassar a fruta mas como não a transforma em puré o resultado será sempre leve e Fluido . 

  Limonada por exemplo , basta colocar o limão com casca , carregar no pulse algumas vezes , juntar água e coar . Se quiser uma limonada mais densa , utilize o turbo ou potencia  10 durante 1 minuto para fazer puré 


Com menor liquidificação sobra muita fruta que podemos voltar a colocar na máquina , acrescentar mais água e açúcar e voltar a ter mais um litro de limonada sem desperdício . 

      Qualquer uma das formas de confecção acima mencionadas vai resultar num sumo de textura e sabor completamente diferente .





·   Por falar em fresco todos os sumos devem ser servidos com gelo , podemos quando acrescentamos a agua colocar parte dela em gelo que a lamina pica .

Para fazer as conhecidas vitaminas basta juntar os ingredientes desejados e carregar . Deve beber-se sem coar . 
Exemplo : Fruta + cereais/sementes +  leite .

Para fazer os  detox escolha uma fruta, uma raiz e um verde , pode acrescentar sementes para ajudar :) Exemplo : Sumo detox de
 couve portuguesa , couve , laranja , limão gengibre e bagas goji 





Para batidos de leite , pode juntar a fruta e o leite e bater , ou substituir a fruta por uma bola de gelado do sabor da  sua escolha , não é saudável mas ...sabe muito bem ! 

Exemplo : Banana e leite = batido de banana 

Gelado de baunilha e leite = Batido de baunilha 


               

Também delicioso :  acrescente iogurte à fruta e bata . 



Características várias a procurar e ter em conta :
  • Varias velocidades 
  • Painel digital ou analógico
  • Programas automáticos adaptados a cada receita 
  • Função picar gelo 

  • Pulse
  • Potencia maior 
  • Copo Vidro reforçado para altas temperaturas ( para aguentar líquidos quentes, picar gelo e não partir fácil ) 


  • Segurança, não abrir a tampa quando está em funcionamento 
  • Tampa com abertura para adicionar ingredientes 

  • 4 ou mais laminas 
  • Laminas dentadas para alimentos rijos e lisas para suaves
  • Laminas com 2 posições  : 2 voltadas para baixo e duas para cima

  • Sistema de retirar laminas fácil limpeza 
  • Sistema de retirar copo e laminas fácil 





  • Coador - útil para sementes , caroços e bagos pequenos
  • Função picar gelo ( é um pulse programado que levanta e pousa o gelo automaticamente ) 


  • Vários acessórios ou até mais pequena 


Não precisa de encontrar todas as características , concentre-se no que pode gastar e no que prefere ter como extra 



                  Centrifugadora 

                      

Serve para a extracção do sumo de qualquer fruto ou vegetal. 

Funciona através da rotação a alta velocidade de um disco e  tal como o nome indica centrifuga a fruta na pequena grelha raladora que possui e separa a casca ( ou o exterior ) do fruto para um reservatório e o sumo para outro .

Retira a água do fruto para um lado e o resto para o outro.

A nível nutricional perde-se bastante fibra . Só a água da Fruta é consumida . 

 Óptima para preparação de sumo de frutas mais densas , cenoura, maçã, pera, gengibre, beterraba vão transformar-se em liquido como por milagre.

É excelente para quem faz muitos sumos , pois nenhum outro nos devolve um liquido tão fluido destes frutos , o único senão é que uma maçã dá para apenas 1/2 de copo de sumo , sendo necessário gastar muita fruta para ter um jarro com 100% de sumo .
Normalmente uso para fazer mistura, uso por exemplo 3 maças ou 3 cenouras  e depois acrescento sumo de limão ou de laranja espremido para render mais e fica delicioso . 

Se tem alguém fanático por sumos em casa ou algum quintal com fruta de época sempre a nascer  vai dar muito uso fazendo sumo todos os dias de tudo o que encontrar , mas como é tão chata de limpar , se não tiver um uso frequente , acaba por ir parar ao armário e passa a ser um gadjet que dificilmente lhe vai apetecer usar , seja como for , só uma centrifugadora faz o sumo 100%  fluido de alguns destes frutos mais comuns sem ter de adicionar liquido. Será um electrodoméstico a comprar definitivamente se gostar de sumo.


Podemos colocar frutos mais delicados ou sumarentos na centrifugadora , como uvas , melancia , melão, laranjas, morangos, ameixas , vai sempre devolver 100% sumo da fruta , nestes casos desperdiça-se bastante fruta pois como não tem muita casca a centrifugadora vai raspar e deitar fora parte da polpa dos mesmos .

Sumos deliciosos na Centrifugadora : Maçã gengibre limão / laranja cenoura / Uvas  / Melancia hortelã 


         


Para escolher uma centrifugadora tem várias opções no mercado , existem  algumas características que as distinguem,  embora possam parecer todas iguais Existem as normais e as Excepcionais , os preços vão variar entre 50,00 a 300,00 exactamente porque algumas tem tecnologia e outras não , procure alguns destes  atributos 



  • Um recipiente maior para cascas , o que permite fazer sumo mais tempo sem ter de estar a limpar ou despejar 
  • Facilidade de encaixe desencaixe 
  • Facilidade de limpeza e possibilidade de a maioria dos elementos , excepto motor possam ir a máquina 
  • Recipiente para recolha de sumo que substitui colocar o copo debaixo , vantagem, como é feito para esse efeito fica na medida exacta colocado no bocal de saída  evitando que o sumo verta   desnecessariamente  para fora e suje a bancada ,  torna-se mais fácil de usar  também pois normalmente o recipiente também é grande e permite que estejamos a fazer o sumo durante mais tempo sem parar o processo 
  • Potencia acima dos 500 w , quanto mais potente melhor , queremos fazer rápido e centrifugar com força , não queremos estar a esmagar devagar  

  •  Mais rotações por minuto ( RPM ) permite não desperdiçar nada pois quanto mais rápido melhor , no caso das lentas esqueça este detalhe
  • Se for uma centrifugadora rápida deve ter mais que uma velocidade - a fruta mais rija ( maçã, cenoura )  precisa de velocidade maior,  a fruta mais suave ( morangos , nêsperas , ameixas , amoras, uvas  ) precisa de uma velocidade menor para aproveitar mais a polpa do fruto , quando fazemos na velocidade alta , estes frutos rapidamente passam pela grelha e desperdiçam a maior parte dos mesmos.
  • Filtros em inox ou aço inoxidável , são melhores que os de plástico para ralar /centrifugar e duram mais tempo .
  • Bocal de entrada de fruta grande , uma maçã poderá ser partida apenas em metade , as cenouras entrarem inteiras , se o bocal for pequeno teremos de partir a fruta em pedaços e cada vez que o fazemos alem de desperdiçarmos tempo, desperdiçamos fruta pois a centrifugadora vai " ralar " e desperdiçar o que não é casca .
  • Função auto-limpeza , no final de fazer o sumo , basta colocarmos água e a centrifugadora limpa a maioria da sujidade interior e podemos passar por exemplo de um sumo para outro sem misturar sabores e cores ( ex: beterraba e cenoura vão manchar ) . Se não tiver , faça este processo manualmente .
  • Separador de espuma no copo , a fruta faz bastante espuma e este pequeno acessório evita de passar para o copo a mesma 


 

               As Centrifugadoras Lentas 

Alguns aparelhos são mais caros mas valem o investimento pois tem tecnologia que permite extrair mais percentagem de sumo e desperdiçar menos , o que se torna um excelente investimento a longo prazo.
Aproveitam entre 30 e 40% mais da fruta do que os outros .
Ao contrário da maioria das centrifugadoras normais , o desperdício nesta gama alta de centrifugadoras sai em forma seca para o reservatório pois foram desenvolvidos sistemas de extrair o máximo da fruta  .


                         


Existem defensores das centrifugadoras lentas e das rápidas , exemplificando que enquanto no espremedor a laranja é espremida de forma lenta preservando as características do fruto e sem muita oxidação, na centrifugadora , a velocidade da mesma faz com que alguns nutrientes se percam. O mesmo com os restantes frutos e vegetais . Acredita-se que a alta velocidade e o calor que a centrifugação aplica faz perder os nutrientes e enzimas dos alimentos , além de já termos falado de desperdício da polpa , também o liquido pode não vir com todos os nutrientes devido às altas rotações da maquina  .

Para perceberem um pouco o resultado , defensores das centrifugadoras lentas explicam que na esquerda temos resultado no copo na centrifugadora normal , onde a oxidação existe e muita quantidade de polpa foi desperdiçada , na direita o resultado das centrifugadoras lentas .


Fonte da Imagem no Link 

Também na quantidade da desperdício de polpa se nota a diferença, Na esquerda , desperdício maior e mais húmido , na direita pouco desperdício e seco, o resultado além da qualidade de nutrientes está também  à vista na quantidade de sumo extraído




Em que ficamos ? Lenta ou rápida ?

Existe uma diferença entre ser lento porque é barato e não tem potencia e ser lento porque foi concebida para o ser .

Se Tiver 1000 Wts é potente , se for potente e lenta é boa .
Se tiver 300W é Fraca e lenta porque é fraca  . Não é tecnologia.

Se comprar uma boa centrifugadora rápida faz exactamente o mesmo que a lenta , mas mais rápido .
Quanto aos nutrientes existem defensores de que as centrifugadoras rápidas ao tocarem o alimento menos tempo ( 20/30 % menos ) não estragam tanto e que a quantidade de ar que entra como é maior mais fazer com que o sumo tenha maior quantidade de oxigenio dissolvido o que é bom . Dizem.
Enquanto a rápida é mais facil de limpar e mais rápida , também faz mais barulho em relação à lenta .
Se optar por comprar uma rápida compre uma  que tenha opção de velocidades .





Deixo aqui alguns links de fóruns e sítios na net onde podem investigar um pouco sobre centrifugadoras Lentas e Rápidas e as suas vantagens , resumindo os mitos , se for uma centrifugadora rápida e boa é melhor que uma lenta e má , o resultado depende sempre da qualidade da máquina que comprar , compre uma boa lenta ou uma boa rápida que vai rentabilizar o investimento melhor que comprar uma barata de qualquer uma das duas

Consumer Report UK 

Lentas versus Rápidas o mito






                  Espremedor de Citrinos




Este pequeno utensílio  serve para isto mesmo , espremer citrinos , limão, laranja, toranja.


Através da rotação da fruta contra  um cone,  extrai sumo de laranjas, limões ou toranjas.



Pode servir o sumo directamente para um copo ou então para o recipiente. 


Podemos ter um   manual , mais ou menos sofisticado :
Um   Eléctrico , normal, adaptado à nossa bancada e ao nosso bolso.
Espreme o fruto mais eficazmente que a nossa mão e se fizermos muita quantidade de sumo de laranja  devemos  optar por comprar .



Quando comprar procure algumas características .



  • Acessório espremedor diferente para laranja e limão ( são frutas diferentes , podem ser espremidas no mesmo mas normalmente o limão é mais longo , mais rijo e tem mais veios e o acessório caracteriza-se por ser mais alto e pontiagudo com mais ranhuras . O da laranja é mais baixo e mais largo .

  • Rodar nos dois sentidos - para aproveitar melhor a fruta

  • Calcar à medida que espreme , ao rodar a laranja / limão, enquanto espreme , o acessório normalmente terá  uma pequena saliência em baixo que calca a fruta ao mesmo tempo que roda , permite fazer sumo com mais polpa e desperdiçar menos 


  • Alguns tem possibilidade de servir directo para o copo (serviço directo)  , outros tem reservatório , escolha o que achar melhor  para si










E ainda temos a opção de um profissional que espreme e separa rapidamente kilos de laranjas , ideal para uso profissional. 







Aliar um espremedor a uma centrifugadora é sempre um bom derby , pois enquanto a centrifugadora centrifuga a maçã / cenoura ou outro , o espremedor dá-nos uma ajuda a espremer os citrinos para acrescentar ao sumo .


                      Os Presser 



São uma mistura de centrifugadora com esmagador , esmagam a fruta , obrigando-a a passar por uma prensa e com os filtros separam a casca para um lado e o sumo para o outro.

São muitas vezes chamados de maquinas de fazer néctar pois o sumo fica muito espesso.

Mais lentos , devolvem a polpa da fruta para um lado  e o sumo para o outro. Ao contrario da centrifugadora que é rápida e devolve  a casca , estes aparelhos desperdiçam um pouco mais de fruta , mas podemos sempre utilizar para purés e compotas . 


Deixo um video para verem o processo de um manual 




E o processo de um eléctrico :






Não  utilizo por aqui , embora tenha experimentado vários não fiquei muito fã ,  ficam alguns exemplos de modelos no mercado manuais e eléctricos 










Estes são os aparelhos .... tantos .



Qual comprar se não pudermos investir em todos ? 

A minha escolha vai para a liquidificadora pois tem mais possibilidades , a centrifugadora por aqui está apenas reservada a dias que tenho paciência e fruta a mais :) 





Apesar de eu a preferir porque a sua utilização é mais diversificada , podia ser mais saudável ,como diz o poster acima porque  não separa nem rejeita nada , a liquidificadora ao utilizar toda a fruta seria  a opção a comprar por quem se preocupa com vida saudável .

 Mas talvez não seja no caso dos sumos .
 Se está preocupado com vitaminas e nutrientes saiba que a liquidificadora , mesmo sem deitar nada fora , vai existir perda de vitaminas e outros nutrientes .

 Como se entra tudo e sai tudo ...para onde vai o que se perde ?

Vai com o seu tempo de liquidificação ( 1 minuto a 2 versus  1 segundo na centrifugadora ) e a sua velocidade ( 100 a 200Kms por hora transmutados em rotações de lamina ) quebrar as células dos frutos mais vezes e por mais tempo , fazendo também entrar mais ar e com tudo isto  algumas propriedades da fruta e vegetais  especialmente nos verdes ( agrião, espinafre ) perde-se .

Fica aqui o video para perceberem quanto se perde e se devem optar pela minha escolha :









Além destes electrodomésticos específicos temos ainda os  que são vários ao mesmo tempo .

                Robots Multifunções 


Não precisamos comprar nenhum Robot para fazer sumos , mas se tivermos um em casa ou pensarmos comprar podemos utilizar os acessórios e funcionalidades que estes nos oferecem .


Um Robot normalmente vem com escolha e é mais caro consoante os acessórios que tem, a maioria oferece possibilidade de copo liquidificador , alguns mais caros trazem centrifugadora e espremedor de citrinos . Assim vale a pena , tudo em um .

O meu é Este , O velhinho Genius , a imagem não é minha mas o meu está tão velhinho e já lhe falta a liquidificadora , que achei que esta imagem mostrava melhor todos os acessórios : Uso a centrifugadora e o espremedor  para os sumos





Também Robot de Cozinha , a Maquina de cozinha que uso nos bolos tem além de ralador uma liquidificadora e é essa que uso muitas vezes  :




                              


A  minha Máquina de sopa , faz de liquidificadora de forma excelente pois tem um copo de metal ( melhor que vidro ) e as suas laminas são muito fortes , também tem a opção de picar gelo o que permite fazer granizado e sumo ao mesmo tempo .


Como também tem a opção de cozer , podemos fazer nectares e compotas com os excedentes do sumo 


   


Continuando nos Robots Multifunções , a  Cuisine Companion tem sido uma grande ajuda nas refeições , desde a entrada a sobremesa , passando por sopas e pratos deliciosos , mas além disso também faz sumos , substituindo muitas vezes alguns gadjets de forma muito eficiente .


                

A Cuisine Companion , como tem laminas , faz o que a liquidificadora faz , puré com as laminas e com o acessório batedor faz batidos , usamos exactamente como transcrito para a liquidificadora , sumos mais densos ou mais fluidos conforme for o nosso desejo .

Como também tem a opção de cozer , podemos fazer néctares  e compotas .


                   


Os sumos são sempre uma escolha de ingredientes , já sabemos quais os electrodomésticos a usar ,  como funcionam as frutas ,  a partir daqui as possibilidades são infinitas ! 

Experimente alguns da Net , deixo aqui 3 para testarem :


Sumo de laranja acida 

2 Laranjas descascadas , 1 limão descascado , 100 gr de açúcar e 1 litro de agua  bata na liquidificadora 2 minutos e coe .
Na CC Faça puré com as frutas e açúcar velocidade 10 e junte a agua pelo bocal no ultimo minuto e coe 


Sumo de Maçã Verde 

2 Maças verdes  partidas em 4 , 1 limão descascado , 100 Gr açucar . 1 lt de Agua fresca - bata na liquidificadora 2 Minutos e Coe .
Na CC Faça puré com as frutas e açúcar velocidade 10 e junte a agua pelo bocal no ultimo minuto e coe 





Sumo Maçã Laranja 

Na centrifugadora coloque 3 maças riscadinhas com casca e uma laranja descascada . sirva com gelo
Na liquidificadora : Coloque só 2 maçãs com a casca e a laranja , mais 1 l de água fresca, 100 gr de açúcar  e coe 

Sumo maçã laranja Gengibre 




E mais algumas que andam pela net :)





Espero ter ajudado na vossa escolha ,
Bons Sumos e se experimentarem ou testarem ....
contem como foi !

Sempre ligada ,

Alexandra Caixeiro 

Sem comentários:

Enviar um comentário

E então , funciona ou não ?