11 de janeiro de 2015

Eu e o Pão

Eu e o Pão





Gosto de pão , o meu avô era padeiro , ás quartas feiras era dia de amassar , acordar ás 5h da manhã e fazer pão para a semana , sempre me cativou o cheiro de pão de quente , muito mais que doces , o pão e eu temos um passado e uma ligação quase inexplicável .
Por essa razão , talvez se explique ou não , a minha terapia do pão, costumo dizer que quando estou feliz faço um pão , quando estou triste faço dois ....
 Tento fazer pão à muito tempo  , procurando a receita perfeita ,  vencedora  que se resuma a um pão alto e leve por dentro, com bolhas de ar e estaladiço por fora .
A verdade é que sem  a vantagem dos fornos a lenha ou industriais , as massas caseiras são sempre massudas , sabem bem no dia , quentes mas no dia a seguir estão mais massudos ainda  boas para torrar ....

Não descanso enquanto não encontrar a receita perfeita .
Até agora , podem encontrar por aqui várias tentativas , utilizando:




PÃO de  PIREX  ou TACHO - utilizando um pirex , ou colocando o pão num tacho , este coze com o próprio vapor de água e esta técnica é bestial pois resulta e fica o pão com uma crosta estaladiça, não necessita temo de fermentação e é uma das experiências que resulta  utilizo sempre com várias receitas .
Podem ver aqui algumas :

 Pão no Tacho
Pão de Pirex




 Pão de pirex - consiste em tapar o pão no forno com um simples pirex para reter o vapor de água
                         Não necessita pré aquecer o forno .



Pão no tacho, deveria ser um de ferro fundido mas como não tenho ( ainda ) utilizo cerâmica e barro 










CRESCENTO ou MASSA MADRE  -  guardar massa para servir de massa base , esta técnica era usada pelo meu avô que guardava um pouco da massa numa tigela até á semana seguinte e essa era a base do novo pão.


depois de ver vídeos no Youtube tentei também , podem ver aqui :

Pão com crescento ou massa madre




BAGUETES MÁGICAS -A técnica das baguetes mágicas , vinda de França também se revelou muito boa , a massa é colocada liquida quase no forno e o resultado é estupendo . Faço várias vezes porque são mesmo estaladiças por fora  e leves por dentro. Rápidas e podemos colocar chouriço, sementes , ficam sempre bem  podem ver aqui :

Baguetes mágicas











PÃO MINUTO  DE FRIGIDEIRA - Rápido, no minuto que percebe que lhe apetece um pãozinho quente para acompanhar e não tem, rapidamente numa frigideira faz um excelente pão tipo indiano.
Utilizo demasiado para fazer pizza de frigideira , recheando esta receita com Queijo, fiambre ou outros e ..frigideira , Em 5 minutos tem uma calzone digna  de passar a ser a comida preferida dos seus filhos adolescentes  . Podem ver aqui :



Pão / Pizza de frigideira





Da América surgem as técnicas muito populares por lá que já renderam livros e milhares de vídeo no Youtube. São elas :


NO KNEAD BRED - Pão sem amassar 

Esta técnica permite fazer um pão espectacular com muito pouco fermento , sem amassar e um processo de descanso de 12 horas , é muito boa e ficou conhecida por milhares de internautas a fazerem e colocarem na net os resultados . Basta fazer googlar o nome que encontram milhares de imagens .
O vídeo que catapultou este fenómeno é do NY Times e podem ver aqui



Pão Ciabatta 

Pao ciabatta no knead bread 

Pao ciabatta no knead bread 



ARTISAN BREAD - Pão artesanal 5 minutos por dia .

Esta técnica , aperfeiçoamento da técnica acima por um casal é deliciosa e resulta muito bem , consiste  em fazer uma massa simples , deixar repousar 2 horas e fazer o pão .
A parte espectacular da receita consiste em guardar a massa restante , bastante quantidade , no frigorífico e todos os dias tirar um pouco de massa para fazer o pão e colocar mais farinha e água no tapawere , sem amassar , a massa cresce milagrosamente diariamente dentro do seu frigorífico , porporcionando pão diariamente e muito , muito bom.
Como a massa se multiplica pelo processo de massa antiga ( massa mãe ) o pão resulta o mais parecido com o de compra , mais leve por dentro e com bolhas de ar  que mostram que o pão cresceu num processo lento .

Podem ver o video  deste pão aqui :




Tenho algumas receitas no blog também













De todas as técnicas que já experimentei As 2  técnicas acima são as que resultam melhor  , continuo na minha curiosa busca e partilharei aqui os resultados  .

Se experimentarem por favor deixem-me saber o que acharam :)

Se acharem bem , Façam gosto na  Minha página FB  pois sou novata nisto de Blogs e lá encontram muito mais coisas e dicas


Divirtam-se e obrigado pela visita  !


Sem comentários:

Enviar um comentário

E então , funciona ou não ?