18 de janeiro de 2015

Pipocas em Saco de Papel no Microondas

Pipocas Saudáveis 





Pesquisando um pouco por aqui e ali , decidi experimentar e partilhar convosco os benefícios da pipoca e mostrar como fazer da forma mais saudável 


Pipocas  um Estouro de anti oxidantes e fibras
"As pipocas concentram muito mais certos anti oxidantes do que frutas e verduras. Sem contar a quantidade de fibras


Barreira de protecção
Veja a diferença entre a quantidade de anti oxidantes na maçã e na pipoca:

1 maçã média 256 mg x 2 colheres (sopa) do milho de pipoca 300 mg

A presença de gordura e a adição de Açúcar e Sal nas pipocas de Compra é que tem estragado a reputação deste maravilhoso Snack , entretanto, a má fama está com os dias contados.

É que, se preparada correctamente ela é uma explosão de benefícios , segundo os cientistas, as pipocas reúnem mais certos anti oxidantes do que uma porção de frutas e verduras. Ou seja: uma aliada poderosa na prevenção de envelhecimento precoce e cancro.
"Isso se deve à diferença entre a quantidade de água encontrada na pipoca, que é de 3 a 5%, e a detectada nos vegetais, que chega a 90%", informa Joe Vinson, líder do trabalho. Na prática, esses valores referentes à humidade revelam que no subproduto do milho os compostos fenólicos - benditos anti oxidantes! - ficariam concentrados, enquanto nas outras classes alimentares eles apareceriam mais diluídos. "A pipoca é o único snack formado 100% pelo grão. Já os anti oxidantes encontrados em outros produtos à base de sementes integrais, por exemplo, são removidos ou sofrem degradação durante o processamento."

As substâncias protectoras da saúde estão na casca.
Se milho der origem a uma pipoca naturalmente amarela ou creme é sinal de que a parte fofinha do alimento é ainda fonte de carotenoides. "Essas substâncias também actuam como anti oxidantes e, no corpo, são convertidas em vitamina A"

A transformação é óptima para o sistema imunológico e para os olhos, que ficam blindados contra degeneração macular relacionada à idade.

A casca da pipoca está cheia de atributos. Afinal, nela também estão doses generosas de fibras, substâncias que contribuem para a formação do bolo fecal.

O melhor é que o papel das fibras não fica restrito a dar um empurrão ao funcionamento do intestino. Elas também são reverenciadas por tornar a digestão mais lenta, prolongando, assim, a sensação de barriga forrada - uma vantagem e tanto para quem quer derrubar o ponteiro da balança.

Já na parte fofa e geralmente branca dessa pequena notável fica guardado outro amigo do organismo: o amido resistente.

O nome, convém dizer, não foi dado à toa. Isso porque ele passa praticamente intacto pelo aparelho digestivo. Só no intestino grosso é que micro-organismos da flora o transformam em ácidos graxos de cadeia curta. "Eles deixam a área mais ácida, favorecendo a protecção contra células cancerosas. Por isso, o consumo de amido resistente tem sido associado à redução do risco de tumores no órgão",

Mas não vá achando que o sinal está verde para se entupir com a pipoca vendida no cinema ou a industrializada para micro-ondas. Essas são justamente as que merecem estar no banco dos réus - cheias de sal, açúcar e óleo.

O recomendado para se beneficiar das qualidades do alimento é prepará-lo na boa e velha panela, com só um pouquinho de óleo para não formar uma verdadeira bomba calórica. Se desejar, a gordura pode até ficar de fora da receita. "É só colocar uma porção de milho em um saquinho como aqueles para pão e vedá-lo na ponta. Depois, deixe por alguns minutos no micro-ondas", Está aí um lanche para ninguém botar defeito. "

Texto Retirado do site :
http://saude.abril.com.br/edicoes/0350/nutricao/pipoca-estouro-antioxidantes-fibras-685084.shtml




Agora que já sabemos os benefícios e nos sentimos menos culpados  vamos lá meter a mão na massa , digo, milho  ! 


Existem várias formas de fazer pipocas , esquecendo os pacotes que já vêem com a preparação , que são horríveis , demasiado oleosos e nada bons para a saúde .

Também gosto de quando em vez comer daquelas de tacho bem tostadas e pouco saudáveis ...como as de cinema. 
Se quiser essa receita está aqui no Blog :  Pipocas de Cinema

As mais saudáveis são as pipocas feitas no Micro-ondas .

Basta colocar milho num pirex e tapar com película aderente e fazer 3 furinhos para o ar sair . colocar 6 minutos na potencia máxima e esperar que estoure tudo . Se precisar coloque mais tempo 

Em saco de papel - Super praticas . 



Benefícios da Pipoca feita em Saco de Papel :

Mantêm todos os bons elementos
Alto teor de Fibras e anti oxidantes
Sacia e é óptima aliada em dietas 
Vitamina A e Anti oxidantes- Previne envelhecimento precoce
Amido residente - favorece a protecção contra células cancerosas
Não leva o óleo e ainda a pouca gordura do milho é absorvida pelo papel . (é visível a gordura retirada absorvida pelo saco )

O Saco é de material transparente ás micro ondas e mais fino que qualquer taça de pirex , é muito mais rápido.

Não necessita usar a película aderente para tapar o pirex que pode ser prejudicial à saúde e libertar vapores tóxicos

Pode pegar no saco e levar para qualquer lado , colocar na mochila para o lanche da escola ou trabalho é além de rápido um lanche super saudável .


A técnica é simples :
Precisa de 1 saco de papel e milho 
Coloque o milho no saco e feche este com 3 dobras 



Colocar o Saco no Micro ondas com as dobras para Baixo 2 Minutos potencia Máxima.



Consoante o modelo, coloque os 2 m, o milho vai estourar rápido e depois abranda , assim que parar de ouvir o Milho estourar desligue.

 E cá estão elas :))






Agora podem desfrutar porque imaginem...só faz bem !

O Saco permite que siga de imediato do M.O para o sofá ...até em limpeza é uma querida esta receita .

Podemos sempre enviar para os lanches da escola ou trabalho




Ou devorá-las todas sem dó nem piedade :)

Divirtam-se !

Sempre ligada ,

Alexandra Caixeiro