27 de fevereiro de 2015

Manteiga de Alho e Ervas

Manteiga tão fácil de fazer , é sempre uma surpresa agradável surpreender os convidados com esta deliciosa manteiga caseira em minutos ....




Ingredientes :
2 pacotes de natas da longa vida ou mimosa ( 35% de gordura ) muito frescas 
Sal e Ervas aromáticas QB



Coloquem num Robot com lamina , numa batedeira potente , 2 pacotes de Natas muito frescas ( melhor a das embalagens longa vida )e seleccione a velocidade alta.

O tempo depende do utensílio que usarem. Antigamente era batida á mão imaginem... smile emoticon

Existem 2 pontos neste processo, assim que passar o ponto de chantilly devem continuar a bater até coalhar e notarem que as natas estão a separar e largar o soro , podem continuar até repara que está já em aspecto de manteiga ou ir retirando o soro e continuando a bater ...é mais rápido.

No final retire a manteiga formada do recipiente e  esprema de forma a soltar todo o soro que possa ter e ficar o mais seco possível.

Se quiser adicionar sal , volte a bater agora já sem soro e acrescente um pouco de sal fino.

Esta foto é de manteiga de Alho e ervas , quando acrescentei o sal coloquei também as ervas picadas  ( fiz mistura de tudo o que tinha aqui, hortelã, coentros, cebolinho e basifico ) e 1 dente de alho clareado 
( Clarear é ferver o dente de alho em água uns minutos sem cozer , só para retirar o sabor mais forte ) .
Pode não clarear , mas fica um pouco forte e corta todo o sabor das ervas aromáticas 

Podem usar as ervas que decidirem , em mais quantidade ficará mais forte o sabor , esta foi a minha mistura :)





Como utilizei robot com lamina ele desfez todo o alho e ervas , na batedeira terá de colocar esta mistura já esmagada com um almofariz para não ficar pedaços de alho visíveis .




E bom, experimentem , eu adorei e vou repetir muitas vezes , podemos usar assim ou utilizar para fazer um bife de perú ou frango, ou temperar e barrar frango antes de assar ,  para barrar brushetas e pão de alho no forno é fantástica mas assim, fresca em tostas ficou deliciosa !



A forma é fácil de fazer , e podemos sempre guardar no frio , basta colocar em celofane e enrolar ...


Se experimentarem digam como correu :)

Sempre ligada ! 

Alexandra