21 de abril de 2015

A Melhor Forma de Cozinhar Brócolos


Os Brócolos são considerados um super alimento ,  mas cozinhado da forma tradicional perde quase todos os seus nutrientes , existe uma maneira muito  mais saudável de cozinhar Brócolos e é tão simples que impressiona.

Durante os  cursos de Micro-ondas que dei  reparei que a maioria das pessoas desconhece algumas técnicas e vantagens deste aparelho e utiliza-o  apenas para descongelar e aquecer .

Este truque que aqui deixo é um dos que normalmente impressiona e ajuda bastante em casa .

A Saber : 
Utilizando as Micro-ondas os alimentos cozinham no seu próprio suco  , alimentos ricos em  água , como é o caso dos Brócolos com 92% de água  são óptimos para cozinhar em Micro ondas , estas preservam todas as suas vitaminas  , pode utilizar este processo com outros semelhantes como a  couve-flor , couve de Bruxelas , agrião, espinafres , Feijão verde , Ervilhas , Cenoura e  a maioria dos  Peixes .

Podemos cozinhar em Micro-ondas muitos dos alimentos que consumimos , preservando as suas melhores qualidades , quando cozinhamos  numa panela com água , cozedura normal , os alimentos  deixam muitas das suas  vitaminas e nutrientes na água de cozedura  , se for para utilizar em sopa, tudo bem, se for para acompanhamento, não há necessidade de estar a comer algo supostamente saudável sem vitaminas praticamente nenhumas não acham ?

A Cozedura a vapor veio colmatar esta lacuna na cozedura de alimentos , utilizando vapor para cozinhar , demorada , esta técnica é das mais saudáveis para cozinhar , existem no mercado algumas máquinas de cozedura a  vapor , mas não sabendo comprar , arrisca-se a comprar algo que demora tanto tempo a atingir os 100º que destrói os nutrientes pelo caminho . Existem alguns modelos mais caros mas melhores que rapidamente alcançam esta temperatura selando os nutrientes no alimento , mesmo assim , os brócolos demoram 10 a 15 minutos ....


Segundo a universidade de Harvard num artigo sobre Micro ondas cozinhar lentamente  não é solução e as Micro ondas são a chave para cozinhar saudável.

"O método de cozimento que melhor retém nutrientes é aquele que cozinha rapidamente, aquece o alimento num  curto espaço de tempo, e usa o mínimo de líquido possível.
Cozinhar em Micro-ondas  atende a esses critérios. 
Usando o micro-ondas com uma pequena quantidade de água a comida cozinha de dentro para fora. Isso mantém mais vitaminas e minerais do que qualquer outro método de cozimento.

Como funciona?
As micro-ondas aquecem as moléculas de água dos alimentos e estas aquecem-se entre si por fricção , esta explicação é muito básica mas costumo explicar da seguinte forma :  O nosso corpo tem água tal como os alimentos . Sabe aquele calor que sentimos  quando temos frio e esfregamos o braço ou as costas ? Quando esfregamos uma mão com a outra uns segundos ?  O micro-ondas basicamente , muito basicamente é assim que funciona , ondas electromagnéticas penetram no alimento , colocam as moléculas de água deste em movimento e estas pela fricção que exercem umas nas outras  aquecem .  
Quanto mais tempo mais calor , daí descongelam, aquecem ou cozinham consoante a quantidade de ondas que recebem  ( tempo ) 

Para ter uma explicação mais técnica pode consultar este artigo que está bastante claro : 





Continuando para a receita .....

Coloque os brócolos  lavados numa tigela , não adicione água , tape com filme de cozinha / película aderente e faça com um garfo ou palito , 4 ou 5 pequenos furos para sair o vapor .

Leve ao Micro-ondas , potencia máxima , 2 minutos  tempo estimado  para 100 gr .

Se a quantidade for maior , sugiro que em vez de tigela utilize um Pirex  ou prato de sopa , de forma a não ter uma profundidade muito grande .
No fim, destape , tempere e sirva :)




Espero que este artigo tenha sido útil e que as vossas vitaminas não se dissipem mais ...

Sempre ligada , 

Alexandra Caixeiro 














12 de abril de 2015

Porco , o melhor é pulled porck

Porco de seis horas 

Pulled Pork


Esta receita tipicamente americana é dos meus maiores triunfos com os miúdos , 
Come-se quente com um acompanhamento de batata frita e desfia-se a restante carne que dá para durante a semana os miúdos fazerem sandes de ultima hora , estas sandes que fazem com esta carne são típicas na América e muito conhecidas por lá , eles gostam tanto disto que já disseram para eu abrir uma roulotte e  ficar milionária com a receita :)

Fora as sandes , podemos  aquecer na frigideira para um almoço rápido  e ainda dá para fazer um belo empadão com o que sobrar .....aliás , se sobrar ....Eles  gostam tanto que tenho sempre de fazer duas doses para que não me peçam mais na semana seguinte ....

A  minha receita é uma mistura de várias experiências boas e más que como sempre aqui partilho apenas as que resultam ,embora a receita original seja ombro de porco , eu uso sempre  a pá de porco , além de barata fica ainda mais tenra ,    :)

 Normalmente...normalmente ..... utilizo  os seguintes ingredientes :

1 Pá de porco 
4 Cebolas ás rodelas 
2 colheres sopa Paprica ,
2 colorau,
2 sal,
4 colheres acuçar branco,
2 colheres açucar mascavado,
1 colher cacau ,
1 colher de tomilho,
1 colher de mostarda em pó,
1 colher de louro em pó,
1 colher de alho em pó .

1 colher de Ervas aromáticas - Tomilho + provence 
1 Colher de caldo knorr carne em pó 
1 Colher de Colorau 
2 Copos de vinho Branco 

Dia 1 
  1. Usem esta  mistura para barrar a peça de porco e faça uns furos , espetando a peça com um espeto ou uma agulha de carne para o sabor entranhar mais na peça ,
  2. Coloca-se tudo num saco fechado e vai ao frigorífico durante a noite marinar e  ganhar sabor.Costumo usar um saco pois assim evitam-se os cheiros no frigorífico e a peça fica envolta nos sucos mais uniforme. 
Dia 2 
  1. No dia seguinte,  num tacho de barro ou de cerâmica ,  colocar uma  cama de 3 cebolas cortadas em rodelas, tempere estas com azeite e tomilho, 
  2. Coloque a Carne e todos os sucos da marinada  , Regue com azeite  
  3.  Tape o tacho   e vai ao forno no tacho tapado a 180º durante 6 horas. 
  4. 1h a 30 m antes de acabar o tempo pode acrescentar batatas para assar e destapar o porco para alourar 
  5. Desligue o forno e não abra logo a carne , deixe-a acabar de assentar sucos durante 20 a 30 m antes de servir .
  6. Sirva desfiando com 2 garfos , daqui vem o nome pulled porck , porco que é  desfiado com puxões de garfos  

Se não tiverem tacho usar um tabuleiro fechado com folha de alumínio. Quando faço duas peças de carne é assim que uso 





smile emotico


Em  tabuleiro  alumínio leve durante as 6h ou destape a folha de alumínio  na ultima hora para alourar um pouco mais .

Quando destapar , confira os temperos e acrescente mais açúcar :))






Depois é desfiar com 2 garfos puxando ...daí o nome Pulled Pock .
Este tabuleiro acima rende  muito, os miúdos fazem sandes a toda a hora  , fazemos pitas com muita maionese de alho  e como quente basta reaquecer numa frigideira com um pouco de azeite e alho e servir com massa, puré ou batatas fritas .



Juntamente com o porco , pode utilizar o tempo que o forno está ligado para fazer este fantástico entrecosto Piano  de 4 horas



Receitas deste tipo  não faltam na net , procurem no Google por  Pulled Porck e encontram muitas variações ,

Texas Pulled Porck

Pulled Porck Sandwich




Ainda existe uma outra forma de o fazer , é na panela de pressão , eu utilizo a Cookeo da Moulinex
coloco a cebola, a carne no cesto de vapor , rego com a mistura da marinada e ainda junto um copo de água , escolho o programa carne assada 35m , depois viro e coloco mais 35 minutos , resulta muito bem  e é uma forma rápida de fazer este Pulled Porck

aqui um video com uma panela de arroz tradicional, 8h , na panela de pressão normal , sem ser a cookeo terá de ser mais ou menos 2h em lume baixo .



Tenho várias receitas da Cookeo no meu Albúm Cookeo do Facebook .

Aqui fica o registo da sandes que me soube muito muito bem, apesar da imagem ser péssima , a carne estava divinal e o pão de frigideira  feito por mim  estava super estaladiço , Cebolas e pimentos da quinta do papá ...muita maionese de alho :)



Não me alongo mais ,
Façam as vossas experiências  e  contem-me como foi.
Sempre ligada ,

Alexandra