21 de abril de 2015

A Melhor Forma de Cozinhar Brócolos


Os Brócolos são considerados um super alimento ,  mas cozinhado da forma tradicional perde quase todos os seus nutrientes , existe uma maneira muito  mais saudável de cozinhar Brócolos e é tão simples que impressiona.

Durante os  cursos de Micro-ondas que dei  reparei que a maioria das pessoas desconhece algumas técnicas e vantagens deste aparelho e utiliza-o  apenas para descongelar e aquecer .

Este truque que aqui deixo é um dos que normalmente impressiona e ajuda bastante em casa .

A Saber : 
Utilizando as Micro-ondas os alimentos cozinham no seu próprio suco  , alimentos ricos em  água , como é o caso dos Brócolos com 92% de água  são óptimos para cozinhar em Micro ondas , estas preservam todas as suas vitaminas  , pode utilizar este processo com outros semelhantes como a  couve-flor , couve de Bruxelas , agrião, espinafres , Feijão verde , Ervilhas , Cenoura e  a maioria dos  Peixes .

Podemos cozinhar em Micro-ondas muitos dos alimentos que consumimos , preservando as suas melhores qualidades , quando cozinhamos  numa panela com água , cozedura normal , os alimentos  deixam muitas das suas  vitaminas e nutrientes na água de cozedura  , se for para utilizar em sopa, tudo bem, se for para acompanhamento, não há necessidade de estar a comer algo supostamente saudável sem vitaminas praticamente nenhumas não acham ?

A Cozedura a vapor veio colmatar esta lacuna na cozedura de alimentos , utilizando vapor para cozinhar , demorada , esta técnica é das mais saudáveis para cozinhar , existem no mercado algumas máquinas de cozedura a  vapor , mas não sabendo comprar , arrisca-se a comprar algo que demora tanto tempo a atingir os 100º que destrói os nutrientes pelo caminho . Existem alguns modelos mais caros mas melhores que rapidamente alcançam esta temperatura selando os nutrientes no alimento , mesmo assim , os brócolos demoram 10 a 15 minutos ....


Segundo a universidade de Harvard num artigo sobre Micro ondas cozinhar lentamente  não é solução e as Micro ondas são a chave para cozinhar saudável.

"O método de cozimento que melhor retém nutrientes é aquele que cozinha rapidamente, aquece o alimento num  curto espaço de tempo, e usa o mínimo de líquido possível.
Cozinhar em Micro-ondas  atende a esses critérios. 
Usando o micro-ondas com uma pequena quantidade de água a comida cozinha de dentro para fora. Isso mantém mais vitaminas e minerais do que qualquer outro método de cozimento.

Como funciona?
As micro-ondas aquecem as moléculas de água dos alimentos e estas aquecem-se entre si por fricção , esta explicação é muito básica mas costumo explicar da seguinte forma :  O nosso corpo tem água tal como os alimentos . Sabe aquele calor que sentimos  quando temos frio e esfregamos o braço ou as costas ? Quando esfregamos uma mão com a outra uns segundos ?  O micro-ondas basicamente , muito basicamente é assim que funciona , ondas electromagnéticas penetram no alimento , colocam as moléculas de água deste em movimento e estas pela fricção que exercem umas nas outras  aquecem .  
Quanto mais tempo mais calor , daí descongelam, aquecem ou cozinham consoante a quantidade de ondas que recebem  ( tempo ) 

Para ter uma explicação mais técnica pode consultar este artigo que está bastante claro : 





Continuando para a receita .....

Coloque os brócolos  lavados numa tigela , não adicione água , tape com filme de cozinha / película aderente e faça com um garfo ou palito , 4 ou 5 pequenos furos para sair o vapor .

Leve ao Micro-ondas , potencia máxima , 2 minutos  tempo estimado  para 100 gr .

Se a quantidade for maior , sugiro que em vez de tigela utilize um Pirex  ou prato de sopa , de forma a não ter uma profundidade muito grande .
No fim, destape , tempere e sirva :)




Espero que este artigo tenha sido útil e que as vossas vitaminas não se dissipem mais ...

Sempre ligada , 

Alexandra Caixeiro 














Sem comentários:

Enviar um comentário

E então , funciona ou não ?