20 de outubro de 2015

Marmelada na Cuisine Companion





Como o tempo escureceu e as castanhas e marmelos abundam nas mercearias , decidi trazer para casa muitos e tentar fazer marmelada na Cuisine Companion.

Na panela de pressão demora , temos de passar pelo passe vite ou varinha, levar aolume e mexer ....
Nada como colocar a Cuisine Companion  a funcionar como facilitadora de todas estas tarefas e colocar as mãos a obra

Procurei na net e encontrei esta receita fabulosa do blog Cinco quartos de laranja  que transcrevo na integra .





Marmelada na Cuisine Companion por Cinco quartos de laranja 

Ingredientes para 1 taça grande:
800 g de marmelos
500 g de açúcar amarelo
30 ml de água
Sumo de limão q.b.


1. Retirar o caroço aos marmelos, obtendo, aproximadamente 580g. Cortar as metades em gomos. Regar com um pouco de sumo de limão.

2. Colocar na taça, com a lâmina, amassar/triturar, os marmelos cortados. Triturar durante 25 segundos, velocidade 11. Baixar o marmelo das paredes da taça com a espátula.

3. Adicionar a água e o açúcar. Mexer com a espátula.

4. Cozer o marmelo a 100ºC, velocidade 2, durante 35 minutos. A meio, baixar, com a ajuda da espátula, o marmelo que se acumula nas paredes da taça.

5. Triturar a mistura com uns toques de turbo (35 segundos). Baixar com a ajuda da espátula o marmelo que fica nas paredes e na tampa da taça.

6. Programar 15 minutos, velocidade 2, 100ºC, para a marmelada apurar.

7. Voltar a triturar com uns toques de turbo (20 segundos) para uniformizar a mistura. Apurar mais 5 minutos, na velocidade 2 a 100ºC.

8. Retirar a marmelada e colocar numa taça. Depois de arrefecer, tapar a taça com papel vegetal.


O resultado foi este :







A marmelada estava deliciosa , mas mesmo esperando um dia no frio , reparei que falta-lhe a goma , aquela goma que a enrija para que a possamos cortar 'as fatias como no tempo das idas para casa da minha avó. 

Fica em forma de compota e decidi guardar em frascos , para saborear lentamente durante o inverno porque ficou deliciosa 

Vou procurar outras formas de a fazer , usando também os caroços , essenciais para dar a goma necessária e que são usados na confecção de geleia de marmelo , prometo que  ate acertar o ponto não desisto e partilho depois aqui , se quiserem dar umas dicas  e se já tiverem experimentado , deixem nos comentários as vossas sugestões que eu testo:)   

A próxima receita vai ser de marmelada branca , também apreciada em muitos pontos do Pais .
Esperem um pouco mais  para ver  se resulta ...ou não , por aqui vou me entretendo a guardar em frascos para o inverno e em tigelas para consumo imediato


Se experimentarem contem como foi,

Sempre ligada 

Alexandra Caixeiro 

Sem comentários:

Enviar um comentário

E então , funciona ou não ?