27 de outubro de 2015

Tomatada Alentejana Avariada

Dia de Chuva e trovoada , no domingo  , nada soube melhor que  uma reconfortante Tomatada .

A Tomatada é o meu prato favorito . Talvez porque aos fins de Semana o meu pai fazia 500 vezes açorda de tudo e mais alguma coisa  , outras 500 Migas de mais alguma coisa e tudo . e , quando fazia tomatada eu respirava de alivio e aquilo sabia-me tão bem !
Histórinhas á parte , o meu filho mais novo também é um grande apreciador e quando estamos só os dois faço muitas vezes porque ele adora .

E Era o que ia fazer no Domingo,  mas desta  vez , decidi Avariar  a Receita do meu pai  e fiz uma visita a Itália com ela , o Resultado foi Abismal.

Desculpa papá ter colocado logo queijo que detestas (  40 chibatadas para mim ) mas  soube-nos  tão bem !




Aqui vai de modo Rústico a receita tal como a fiz,


  • Parta 2 batatas Grandes e 1 cebola muito grande em cubinhos ,

  • No Wook salteie a Cebola, 2 dentes de Alho e azeite 
  •  Quando começar a alourar , junte Bacon em tirinhas  e a batata em cubinhos  , 
  • Salteie até a batata ficar transparente , 
  • Adicione uma lata de kilo  de Tomate pelado  Compal  
  • Coe o tomate   pelo passador com um garfo para desfazer  antes de juntar ao preparado , se usar a varinha directo na lata também dá , mas assim é mais rústico e mantém o preparado vermelhão  .
  • Junte 1 Copo de àgua e deixe apurar 10 m em lume brando. 
  • Tempere com  Sal, pimenta , Ervas de Provençe, Tomilho, coentros e o que tiver á mão . ( eu usei todos os que estão atrás )   
  • Junte 4 ovos (para escalfar)  e assim que começar a ver a clara a cozer  , Deite uma embalagem inteira de mozarella ( 100 Gr ) por cima, 
  • Salpique de  Oregãos e leve ao forno a gratinar até o queijo derreter o mais quente que tiver , usei o Grill 240º  5 minutos. A Gema não chega a cozer totalmente e fica deliciosa envolvendo o a tomatada de cremosidade .
  • Sirva polvilhado de Oregãos e acompanhe com pão torrado ou Frito .


Se Experimentarem, contem como correu :)

Sempre Ligada 
Alexandra Caixeiro 

Sem comentários:

Enviar um comentário

E então , funciona ou não ?