19 de janeiro de 2016

Roscas de Canela na Cuisine Companion

Olá , as de Roscas de canela podem ser feitas de variadas formas , utilizando massa de pão ( ficam com sabor parecido às boleimas de portalegre ) , Utilizando a rapidez das massas folhadas de compra , no forno, na Actifry , faço bastantes vezes , utilizando o que na altura me dá mais jeito , Se quiserem podem testar outras receitas que proliferam pela net procurando como Cinanamon Rolls , qualquer das receitas é parecida ,  estas foram um aproveitamento  do Bolo rei de Chocolate que fiz e publiquei aqui .






Apenas   usei 3/4 da massa para o bolo, porque queria um Bolo Grande   e com 1/3 da massa restante fiz estas  deliciosas Roscas de Açúcar e Canela que servi a escaldar e cheias de açúcar  caramelizado   às  3h da manha durante as festas e foram devoradas em minutos pela família que nestas festas teima em não dormir e estavam ansiosos pelo Bolo que ainda tinha muitas horas de fermentação pela frente . 



Aqui fica a Receita para as roscas , lembrem que estas quantidades são para uma grande quantidade , dividam por 2 para terem uma receita familiar ou mantenham as quantidades para duplicar a receita ( podem congelar assim que levedar e depois levar ao forno quando quiserem poupando trabalho ) 


Ingredientes:


500 gr de Farinha Pão Brioche ( Se não tiver use tipo 55 )
90gr de áçucar
100gr de água
Casca de 1 laranja
100 gr de leite
2 ovos ( 1 ovo para pincelar )
30gr de vinho do Porto
1 pitada de sal
40gr de Fermento fresco
60gr Margarina

Canela e Açúcar para Recheio  


Preparação:


1-  Descascar finamente a laranja , use um descascador de batatas , tendo cuidado de não deixar muito da parte branca que deixa mau sabor ,Pulverizar a casca  com o açúcar na velocidade 12 , lamina picadora durante 2 minutos  e reservar.

2 --Coloque na taça  a lamina de amassar , o leite, o fermento e uma pitada de sal e seleccione 2 minutos com 30º graus velocidade 5


3- Adicionar apenas  200gr de farinha e programar P2 Massas durante 3 minutos. 


4- Deixar descansar a massa dentro da taça  durante os 30/40 minutos da fermentação automática . Cubra a Cuisine companion com um pano ou manta para abafar ainda mais . ( Não necessita retirar a lamina de amassar)


5- Ao fim desse tempo , adicione o vinho do porto, 1 ovo, a casca de laranja e açúcar  pulverizados previamente,  a margarina amolecida ou em lascas finas para melhor incorporar  , as 300gr de farinha restante  e a água.


6-  Programar P2 durante 5 minutos.
Verificar se a massa descola das paredes do copo, se isso não se verificar, adicionar mais farinha e colocar P2 durante 30/40 segundos.


7- Retirar a massa da taça e reservar  numa tigela  polvilhada com farinha
 e tape  com película aderente e esta dentro de outra maior com um pouco de agua quente no fundo. 
Técnica que uso para fermentar pão .Reservei num local aquecido durante 2 horas ,para mim assim resulta melhor .


Ao fim deste tempo a massa dobra como podem ver abaixo e fica bastante fermentada .











8- Retire a massa para uma bancada enfarinhada e forme uma bola 



9- Com o rolo esticar .a massa 






10  Polvilhar a massa com bastante açicar e canela , se tiver dois tipos de açucar , branco e brown ou de cana melhor ainda,  misture os dois .

Dica : se neste passo quiser pode juntar passas que fica delicioso !  








11. Enrolar .











12. Cortar ás fatias de mais ou menos 5 cm








13. Dispor essas fatias em circulo numa forma redonda untada ou até no próprio tabuleiro do forno 








14. Deixar levedar cerca de 40 minutos dentro do forno desligado 




15. P
incele  com 1 ovo batido ,

16. Colocar no forno previamente aquecido a 180º graus durante 30  minutos. Vá verificando a cozedura . Aos 20 minutos abra o forno, polvilhe as roscas com açúcar para este caramelizar .



E já estão prontas e deliciosas !  Pode deixar por aqui ou fazer o passo seguinte , fica à sua vontade 




17 , Se quiser , No final , Pincele com uma calda de açúcar 
 ( Dissolva 1 chávena de açúcar e uma de agua leve ao lume  até ferver ,  leve ao micro ondas  1 minuto ou use a CC acessório misturador , 100º 2 minutos ) 




E voilá , cá estão elas prontas a serem devoradas em 5 minutos pois a cozinha tem um cheiro deliciosamente  insuportável e  foi com imensa dificuldade e malabarismo que consegui  estas fotos :)








Espero que tenham gostado ,
Se experimentarem contem como foi 

Sempre ligada ,
Alexandra Caixeiro