24 de janeiro de 2016

Sopa de feijão da Avó na Cuisine Companion



Nesta altura do ano , uma sopa bem pesada sabe bem, a sopa de feijão é uma das que mais me lembra a infância.
A minha avó Lorena costumava ir todos os dias a praça e comprar o feijão em vagem e debulhávamos juntas a ver o sitio do pica pau amarelo , ou leva-me ao jardim onde  me divertia enquanto ela esperava por mim debulhando favas ou feijão, sempre adiantando o jantar ....  

Já na cozinha , a panela de pressão era muito pouco usada , as historias de panelas que voavam e explodiam eram muitas na cabeça da minha avo, então , mesmo existindo uma panela de pressão em casa da minha mãe , com a minha avó por lá , o feijão era cozido em lume brando, horas....

Devo á minha avó muito da minha paixão pela cozinha , que alem de excelente avó , era também uma excelente cozinheira.
Costuma em pequena trazer miniaturas de tudo o que encontrava para eu brincar de cozinhados  e quando cresci e isso já  não era suficiente para me reter na  cozinha , tinha sempre um ou outro ditado engraçado para me obrigar a ajudar  ..... "Primeiro o comer e depois o saber ".....isto queria dizer , para eu deixar os trabalhos de casa para depois que estava na hora de ir ajudar a fazer o jantar, .ou quando descascava mais batata que casca e desperdiçava algo na cozinha  " uma mulher desgovernada é pior que um homem bêbado "  tempos diferentes os da minha avó.

A receita desta sopa é dela , mas por aqui sempre se fez na panela de pressão e depois na cookeo .

Aqui esta a mesma agora na Cuisine Companion, a minha avó iria gostar de ver o seu Sitio do pica pau amarelo enquanto a nossa amiga trabalha , ai se ia ... ( bom, se calhar ia mandar mais  um dos ditados dela  para esta nova forma de cozinhar ....depressa e bem não quem.... mas estou segura que ia se render as evidencias  ) 

Esta receita é para grande quantidade de sopa , coisa que só  é possível na Cuisine Companion, qualquer outro robot terá de fazer metade da receita ou fazer 2 vezes , aqui esta a mais valia deste robot , a taça de 4 litros , exclusiva , se enquanto para pulverizar temos de duplicar quantidades e tempo devido ao seu tamanho , mas mal ou bem  conseguimos, com os outros robots esta sopa não é possível nestas quantidades . 

A Sopa é de feijão Catarino seco , que mantendo os ensinamentos de poupança  da minha avó , utilizei como ela o fazia antigamente , deixando-o de molho uma noite inteira e bastante , em vez de usar feijão de lata , o sabor do feijão assim é bem diferente , as latas estão cá para ajudar , mas de quando em vez, gosto mesmo de sentir o sabor do feijão a serio. Usando 1 kilo também se economiza tempo pois fazemos para guardar .

Esta receita feita com batata doce , muito usada na altura assada com as castanhas , era uma das preferidas da minha avó que repito muitas vezes pois alem de deliciosa , os benefícios da batata doce hoje são muito conhecidos 
.
Historias a parte e Passando para a receita ....






Ingredientes :


1 kilo de feijão catarino seco
1  Batata doce grande ( 600 gr  ) 
1 Nabo
1 Cenoura
1 Cebola
1 Fatia de abóbora 
Azeite , sal e pimenta qb


No final de descascados os legumes devem ter 1kg , estes foram ate 1, 200 kg  , foi mesmo assim, nada se desperdiça , fica mais densa mas depois acrescento agua no fim 










Preparação :

1- No dia anterior deixe o feijão de molho em agua .

2- Descasque a batata, cebola, cenoura e a abóbora e corte aos pedaços .

3- Coloque a lamina picadora ultrablade na taça 





4-Coloque primeiro o feijão para cozinhar melhor e os restantes vegetais depois 





 Ui ...as instruções dizem para não passar a marca dos  2,5l ....as instruções servem para nos proteger e devem ser cumpridas ....eu sou muito aventureira e pouco cumpridora , gosto de testar tudo ao máximo :)




5- Cubra de agua (1 litro e 200 mais ou menos )





6- Programe a Cuisine Companion para o programa Sopas P1 100º 1hora , com a tampa do vapor colocada , modo mais vapor virado para si 




...vá passear agora :)

Ao fim do tempo a sopa esta pronta para o jantar de hoje e de mais uns quantos dias :)




Bastante quantidade de  uma sopa muito densa, perfeita para comer assim ou servir de base para acrescentar  enchidos ,  massinha, lombarda....


Esta vai para a mesa do jantar .....






Sobra bastante ainda , o que sobra 'e o triplo do que eu vou gastar no jantar ....





Assim, uso para guardar e me ajudar durante dias que nao tenho tempo ...
Estes vão para o congelador e estarão prontos para acrescentar lombarda na próxima vez .





O verdadeiro desafio dos Robots de cozinha devia passar aqui pelo teste de fazer 4 litros de feijão , organizando a nossa semana e poupando tempo a quem tem uma família inteira para alimentar .
Se duvidas existissem  quanto a capacidade dos robots ,  quantidades verdadeiras e quantidades aconselhadas pelas marcas  , aqui esta a prova .... Cici 4 litros restantes 2,5 ! 

Actualizando esta receita acrescento a minha sopinha na semana seguinte , descongelei com mais meio litro de agua ( vantagem de congelar uma sopa consistente) acrescentei uma farinheira , osso de presunto e couve portuguesa migada ..ficou delicia !





Espero que tenham gostado desta sopa da minha Avó 

Se experimentarem contem como foi,
Sempre ligada,

Alexandra Caixeiro 














Sem comentários:

Enviar um comentário

E então , funciona ou não ?