Após fazer receitas boas e outras menos boas , esta é a tal....simplesmente maravilhosa e para guardar .
Deixo aqui a minha adaptação para a Cuisine Companion deste Bolo de Limão , baseado na Receita original para a Bimby .
Este bolo fica delicioso tanto na versão bolo seco , simples , ou versão Húmido .
Seco é mais versátil para partir e levar , Húmido é delicioso para sobremesa podemos servir simples ou com um pouco de chantilly e até guardar no Frigorífico para potenciar o seu efeito refrescante
Vou deixar indicações para as duas ,
Ingredientes :
250g de manteiga ( usei mesmo manteiga , com sal )
250g de açúcar
5 ovos
2 limões
250g de farinha
1 colher de chá de fermento em pó
1 pitada de sal
Preparação:
- Descascar os limões retirando a casca muito fina , a parte branca dá um travo amargo , vamos tentar usar pouco dela
- Colocar na taça , Com a lamina picadora picar a casca dos 2 limões utilizando vel 10- 2 minutos . ( como é pequena a quantidade vai demorar a ficar picadinho ,podem em vez disto ralar o limão ou colocar aqui neste passo o açucar para ajudar a picar melhor )
- Substituir por acessório batedor ,colocar a manteiga aos cubos e o açúcar - programar 5 min. temp. 35º velocidade . 4 /5 até obter um creme.
- Adicionar, de seguida , os restantes ingredientes e programar 30 seg. vel. 5 para emulsionar
( eu prefiro assim, o mesmo bolo dá para molhar com calda metade ( para consumir em casa ) e a outra metade fica seca ( para enviar para os lanches da escola , trabalho ou para quem não goste de tanta acidez )
Se a ideia é fazer logo o bolo inteiro húmido , pode juntar o sumo dos dois limões , o bolo vai ficar mais baixinho devido ao liquido mas para efeito bolo Húmido e colocar a calda fica óptimo
5. Untar uma forma de bolo inglês e deitar a massa .
6. Vai ao forno. 180º durante 20 m .
Está pronto !
E fica maravilhoso assim , simples .
Se optar pela versão bolo Húmido:
1- Na elaboração da receita , coloque na parte de juntar os restantes ingredientes o sumo dos dois limões
Para a Calda:
1 dl de sumo de limão
100g de açúcar pó
Para a calda, na receita original é misturar o açúcar em pó e o limão a frio, eu prefiro fazer uma calda quente , como para os sonhos , com açúcar normal , coloco 2 a 3 colheres de sopa de água e 100gr açucar normal , levo ao lume e deixo ferver um pouco , junto o sumo do limão e desligo o lume ( para este não cozer e manter o sabor fresco e ácido de limão ), rego o bolo com a calda ainda quente .
Quando estiver cozido, deixar o bolo na forma e pica-se uniforme com um palito.
Regar com a calda e deixar o bolo na forma até arrefecer e absorver bem .
E fica assim Doce, fresco e ácido ...Nham !! Perfeito para estas tardes de Verão .
Sempre ligada ,
Alexandra Caixeiro
Esclareça me uma coisa. Inicialmente pica se a casca dos limoes. A restante parte do limão (sumo) coloca se também? E se for o caso coloca se inteira e em que momento?
ResponderEliminarOlá Maria , se vai usar o bolo como seco, pode espremer apenas 1 limão no bolo , na parte de juntar os restantes ingredientes ( eu prefiro assim, o mesmo bolo dá para molhar com calda metade ( para mim e para consumir em casa ) e a outra metade fica seca ( para enviar para os lanches da escola ou para quem não goste de tanta acidez )
EliminarSe a ideia é fazer bolo totalmente húmido , pode juntar o sumo dos dois limões , o bolo vai ficar mais baixinho mas para colocar a calda depois fica óptimo eu esqueci de colocar essa parte . Vou editar , obrigado .
Quanto a colocar os limões inteiros, já experimentei ,colocar inteiros com casca , partidos em 4 , na fase inicial e coloca-se lamina para picar , mas a massa do bolo ficou muito baixinha e "plástica " , não gostei , assim com a casca separada do sumo , fica melhor , até porque a parte branca dá um travo amargo ao bolo .