10 de junho de 2015

Bolo de Limão Húmido ou Não .... na Cuisine Companion



Após fazer  receitas boas e outras menos boas , esta é a tal....simplesmente maravilhosa e para guardar .

Deixo aqui a minha adaptação  para a Cuisine Companion deste Bolo de Limão , baseado na   Receita original  para a Bimby  .


Este bolo  fica delicioso tanto  na versão bolo seco , simples , ou versão Húmido .

Seco é mais versátil para partir e levar , Húmido é delicioso para sobremesa podemos servir simples ou   com um pouco de chantilly e  até guardar no Frigorífico para potenciar  o seu  efeito refrescante




Vou deixar indicações para as duas ,













Ingredientes :


250g de manteiga ( usei mesmo manteiga , com sal ) 
250g de açúcar

5 ovos
2 limões
250g de farinha
1 colher de chá  de fermento em pó
1 pitada de sal


Preparação:



  1. Descascar os limões retirando a casca muito fina , a parte branca dá um travo amargo , vamos tentar usar pouco dela 
  2. Colocar na taça , Com a lamina picadora picar a casca dos 2 limões utilizando vel 10-  2 minutos . ( como é pequena a quantidade vai demorar a ficar picadinho ,podem em vez disto  ralar o limão ou colocar aqui neste passo o açucar para ajudar a picar melhor  ) 
  3. Substituir por acessório batedor ,colocar  a manteiga aos cubos e o açúcar - programar  5 min. temp. 35º velocidade . 4 /5  até  obter um creme.
  4. Adicionar, de seguida , os restantes ingredientes e programar 30 seg. vel. 5 para emulsionar 
Nota : Se vai usar o bolo como seco, esprema  apenas o sumo de 1 limão no bolo , nesta parte 
  ( eu prefiro assim, o mesmo bolo dá para molhar com calda metade (  para consumir em casa ) e a outra metade fica seca ( para enviar para os lanches da escola , trabalho ou para quem não goste de tanta acidez ) 
Se a ideia é fazer logo o bolo inteiro húmido , pode juntar o sumo dos dois limões , o bolo vai ficar mais baixinho devido ao liquido  mas para efeito bolo Húmido e colocar a calda  fica óptimo  

     5. Untar uma forma de bolo inglês  e deitar a massa .
     6.  Vai ao forno. 180º  durante 20 m .


Está pronto !



E  fica maravilhoso assim , simples .






Se optar pela versão bolo Húmido:


1- Na elaboração da receita , coloque na parte de juntar os restantes ingredientes o sumo dos dois limões 

Para a Calda:

1 dl de sumo de limão
100g de açúcar pó

Para a calda, na receita original é misturar o açúcar em pó e o limão  a frio,   eu prefiro  fazer uma calda quente , como para os sonhos , com açúcar normal , coloco 2 a 3  colheres de sopa de água e 100gr açucar normal  , levo ao lume e deixo ferver um pouco ,   junto o sumo do limão e desligo o lume  ( para este não cozer e manter o sabor fresco e ácido de limão ), rego o bolo  com a calda ainda quente .


Quando estiver cozido, deixar o bolo na forma e pica-se uniforme  com um palito. 






Regar com a calda e deixar o bolo na forma até arrefecer e absorver bem .

E fica assim Doce, fresco  e ácido  ...Nham !!  Perfeito para estas tardes de Verão .




Por aqui adoram e é de momento a receita que mais faço  ,  experimentem que vale mesmo a pena !





Sempre ligada ,

Alexandra Caixeiro 

2 comentários:

  1. Esclareça me uma coisa. Inicialmente pica se a casca dos limoes. A restante parte do limão (sumo) coloca se também? E se for o caso coloca se inteira e em que momento?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Maria , se vai usar o bolo como seco, pode espremer apenas 1 limão no bolo , na parte de juntar os restantes ingredientes ( eu prefiro assim, o mesmo bolo dá para molhar com calda metade ( para mim e para consumir em casa ) e a outra metade fica seca ( para enviar para os lanches da escola ou para quem não goste de tanta acidez )
      Se a ideia é fazer bolo totalmente húmido , pode juntar o sumo dos dois limões , o bolo vai ficar mais baixinho mas para colocar a calda depois fica óptimo eu esqueci de colocar essa parte . Vou editar , obrigado .
      Quanto a colocar os limões inteiros, já experimentei ,colocar inteiros com casca , partidos em 4 , na fase inicial e coloca-se lamina para picar , mas a massa do bolo ficou muito baixinha e "plástica " , não gostei , assim com a casca separada do sumo , fica melhor , até porque a parte branca dá um travo amargo ao bolo .

      Eliminar

E então , funciona ou não ?