24 de janeiro de 2016

Sopa de feijão da Avó na Cuisine Companion



Nesta altura do ano , uma sopa bem pesada sabe bem, a sopa de feijão é uma das que mais me lembra a infância.
A minha avó Lorena costumava ir todos os dias a praça e comprar o feijão em vagem e debulhávamos juntas a ver o sitio do pica pau amarelo , ou leva-me ao jardim onde  me divertia enquanto ela esperava por mim debulhando favas ou feijão, sempre adiantando o jantar ....  

Já na cozinha , a panela de pressão era muito pouco usada , as historias de panelas que voavam e explodiam eram muitas na cabeça da minha avo, então , mesmo existindo uma panela de pressão em casa da minha mãe , com a minha avó por lá , o feijão era cozido em lume brando, horas....

Devo á minha avó muito da minha paixão pela cozinha , que alem de excelente avó , era também uma excelente cozinheira.
Costuma em pequena trazer miniaturas de tudo o que encontrava para eu brincar de cozinhados  e quando cresci e isso já  não era suficiente para me reter na  cozinha , tinha sempre um ou outro ditado engraçado para me obrigar a ajudar  ..... "Primeiro o comer e depois o saber ".....isto queria dizer , para eu deixar os trabalhos de casa para depois que estava na hora de ir ajudar a fazer o jantar, .ou quando descascava mais batata que casca e desperdiçava algo na cozinha  " uma mulher desgovernada é pior que um homem bêbado "  tempos diferentes os da minha avó.

A receita desta sopa é dela , mas por aqui sempre se fez na panela de pressão e depois na cookeo .

Aqui esta a mesma agora na Cuisine Companion, a minha avó iria gostar de ver o seu Sitio do pica pau amarelo enquanto a nossa amiga trabalha , ai se ia ... ( bom, se calhar ia mandar mais  um dos ditados dela  para esta nova forma de cozinhar ....depressa e bem não quem.... mas estou segura que ia se render as evidencias  ) 

Esta receita é para grande quantidade de sopa , coisa que só  é possível na Cuisine Companion, qualquer outro robot terá de fazer metade da receita ou fazer 2 vezes , aqui esta a mais valia deste robot , a taça de 4 litros , exclusiva , se enquanto para pulverizar temos de duplicar quantidades e tempo devido ao seu tamanho , mas mal ou bem  conseguimos, com os outros robots esta sopa não é possível nestas quantidades . 

A Sopa é de feijão Catarino seco , que mantendo os ensinamentos de poupança  da minha avó , utilizei como ela o fazia antigamente , deixando-o de molho uma noite inteira e bastante , em vez de usar feijão de lata , o sabor do feijão assim é bem diferente , as latas estão cá para ajudar , mas de quando em vez, gosto mesmo de sentir o sabor do feijão a serio. Usando 1 kilo também se economiza tempo pois fazemos para guardar .

Esta receita feita com batata doce , muito usada na altura assada com as castanhas , era uma das preferidas da minha avó que repito muitas vezes pois alem de deliciosa , os benefícios da batata doce hoje são muito conhecidos 
.
Historias a parte e Passando para a receita ....






Ingredientes :


1 kilo de feijão catarino seco
1  Batata doce grande ( 600 gr  ) 
1 Nabo
1 Cenoura
1 Cebola
1 Fatia de abóbora 
Azeite , sal e pimenta qb


No final de descascados os legumes devem ter 1kg , estes foram ate 1, 200 kg  , foi mesmo assim, nada se desperdiça , fica mais densa mas depois acrescento agua no fim 










Preparação :

1- No dia anterior deixe o feijão de molho em agua .

2- Descasque a batata, cebola, cenoura e a abóbora e corte aos pedaços .

3- Coloque a lamina picadora ultrablade na taça 





4-Coloque primeiro o feijão para cozinhar melhor e os restantes vegetais depois 





 Ui ...as instruções dizem para não passar a marca dos  2,5l ....as instruções servem para nos proteger e devem ser cumpridas ....eu sou muito aventureira e pouco cumpridora , gosto de testar tudo ao máximo :)




5- Cubra de agua (1 litro e 200 mais ou menos )





6- Programe a Cuisine Companion para o programa Sopas P1 100º 1hora , com a tampa do vapor colocada , modo mais vapor virado para si 




...vá passear agora :)

Ao fim do tempo a sopa esta pronta para o jantar de hoje e de mais uns quantos dias :)




Bastante quantidade de  uma sopa muito densa, perfeita para comer assim ou servir de base para acrescentar  enchidos ,  massinha, lombarda....


Esta vai para a mesa do jantar .....






Sobra bastante ainda , o que sobra 'e o triplo do que eu vou gastar no jantar ....





Assim, uso para guardar e me ajudar durante dias que nao tenho tempo ...
Estes vão para o congelador e estarão prontos para acrescentar lombarda na próxima vez .





O verdadeiro desafio dos Robots de cozinha devia passar aqui pelo teste de fazer 4 litros de feijão , organizando a nossa semana e poupando tempo a quem tem uma família inteira para alimentar .
Se duvidas existissem  quanto a capacidade dos robots ,  quantidades verdadeiras e quantidades aconselhadas pelas marcas  , aqui esta a prova .... Cici 4 litros restantes 2,5 ! 

Actualizando esta receita acrescento a minha sopinha na semana seguinte , descongelei com mais meio litro de agua ( vantagem de congelar uma sopa consistente) acrescentei uma farinheira , osso de presunto e couve portuguesa migada ..ficou delicia !





Espero que tenham gostado desta sopa da minha Avó 

Se experimentarem contem como foi,
Sempre ligada,

Alexandra Caixeiro 














20 de janeiro de 2016

Creme Bróculos e Couve Flor com amêndoas na Cuisine Companion








Olá ,um creme de legumes no Inverno sabe sempre bem , por aqui faz-se muita sopa ,o creme de brócolos é um meus favoritos porque tem imensas qualidades como super alimento e porque é tão bom ! 

Como faço mais vezes que o normal , tenho tendência a variar um pouco as receitas para não enjooar , junto muitas vezes couve flor e desta vez juntei  amêndoas e resultou  divinal .

Surgiu porque costumo acompanhar cremes com croutons e neste dia reparo que não tinha pão duro para os fazer na actifry , nem os de compra ,  gressinos ou tostas sequer no armário se vislumbravam...olhei para as amêndoas algarvias  que sobraram do Natal e disse ..vai disto picadinho . E foi ! Avariei o creme de Bróculos e Couve Flor  :)
Como adorei a mistura , as vezes seguintes experimentei colocar também amêndoas  no creme e resultou ainda melhor . 
Quando as amêndoas do Algarve acabaram continuei para bingo com as laminadas torradas de compra e fez o mesmo efeito ...BOOM !

Deixo aqui a receita de como fazer este creme de Bróculos avariado com amêndoas .

Ingredientes 


75 cl Agua
200gr Bróculos 
200 gr Couve Flor 
50 gr de manteiga 
100 ml de natas ( 50 + 50 ) 
100 gr amêndoas  torradas ( 50 + 50 ) 
Sal
Pimenta  


Preparação


1- Corte os brócolos e a couve flor separando as flores  abdicando da parte mais grossa dos talos , mantenha algum talo. 
( faça as  400 gr com isto ) 

Dica : Guarde o restante talo para fazer caldo de legumes para outros preparados 

2- Coloque os bróculos , Couve flor  e o sal  na taça com a lâmina picadora. 
3- Junte 75 cl de água e seleccione o programa de sopas P1.
4- No final do programa, junte a manteiga ,  50 ml de natas ,  50 gr de amêndoas , a pimenta e misture na velocidade 10 durante 5 min.
5- Sirva  colocando um pouco de nata em cada prato e polvilhe esta com as restantes amêndoas laminadas 



Dica : Este creme fica muito bom também só com couve flor ou só com Bróculos 



Espero que tenham gostado desta avaria ,

se experimentarem contem como foi ...


Sempre ligada

Alexandra Caixeiro 




19 de janeiro de 2016

Roscas de Canela na Cuisine Companion

Olá , as de Roscas de canela podem ser feitas de variadas formas , utilizando massa de pão ( ficam com sabor parecido às boleimas de portalegre ) , Utilizando a rapidez das massas folhadas de compra , no forno, na Actifry , faço bastantes vezes , utilizando o que na altura me dá mais jeito , Se quiserem podem testar outras receitas que proliferam pela net procurando como Cinanamon Rolls , qualquer das receitas é parecida ,  estas foram um aproveitamento  do Bolo rei de Chocolate que fiz e publiquei aqui .






Apenas   usei 3/4 da massa para o bolo, porque queria um Bolo Grande   e com 1/3 da massa restante fiz estas  deliciosas Roscas de Açúcar e Canela que servi a escaldar e cheias de açúcar  caramelizado   às  3h da manha durante as festas e foram devoradas em minutos pela família que nestas festas teima em não dormir e estavam ansiosos pelo Bolo que ainda tinha muitas horas de fermentação pela frente . 



Aqui fica a Receita para as roscas , lembrem que estas quantidades são para uma grande quantidade , dividam por 2 para terem uma receita familiar ou mantenham as quantidades para duplicar a receita ( podem congelar assim que levedar e depois levar ao forno quando quiserem poupando trabalho ) 


Ingredientes:


500 gr de Farinha Pão Brioche ( Se não tiver use tipo 55 )
90gr de áçucar
100gr de água
Casca de 1 laranja
100 gr de leite
2 ovos ( 1 ovo para pincelar )
30gr de vinho do Porto
1 pitada de sal
40gr de Fermento fresco
60gr Margarina

Canela e Açúcar para Recheio  


Preparação:


1-  Descascar finamente a laranja , use um descascador de batatas , tendo cuidado de não deixar muito da parte branca que deixa mau sabor ,Pulverizar a casca  com o açúcar na velocidade 12 , lamina picadora durante 2 minutos  e reservar.

2 --Coloque na taça  a lamina de amassar , o leite, o fermento e uma pitada de sal e seleccione 2 minutos com 30º graus velocidade 5


3- Adicionar apenas  200gr de farinha e programar P2 Massas durante 3 minutos. 


4- Deixar descansar a massa dentro da taça  durante os 30/40 minutos da fermentação automática . Cubra a Cuisine companion com um pano ou manta para abafar ainda mais . ( Não necessita retirar a lamina de amassar)


5- Ao fim desse tempo , adicione o vinho do porto, 1 ovo, a casca de laranja e açúcar  pulverizados previamente,  a margarina amolecida ou em lascas finas para melhor incorporar  , as 300gr de farinha restante  e a água.


6-  Programar P2 durante 5 minutos.
Verificar se a massa descola das paredes do copo, se isso não se verificar, adicionar mais farinha e colocar P2 durante 30/40 segundos.


7- Retirar a massa da taça e reservar  numa tigela  polvilhada com farinha
 e tape  com película aderente e esta dentro de outra maior com um pouco de agua quente no fundo. 
Técnica que uso para fermentar pão .Reservei num local aquecido durante 2 horas ,para mim assim resulta melhor .


Ao fim deste tempo a massa dobra como podem ver abaixo e fica bastante fermentada .











8- Retire a massa para uma bancada enfarinhada e forme uma bola 



9- Com o rolo esticar .a massa 






10  Polvilhar a massa com bastante açicar e canela , se tiver dois tipos de açucar , branco e brown ou de cana melhor ainda,  misture os dois .

Dica : se neste passo quiser pode juntar passas que fica delicioso !  








11. Enrolar .











12. Cortar ás fatias de mais ou menos 5 cm








13. Dispor essas fatias em circulo numa forma redonda untada ou até no próprio tabuleiro do forno 








14. Deixar levedar cerca de 40 minutos dentro do forno desligado 




15. P
incele  com 1 ovo batido ,

16. Colocar no forno previamente aquecido a 180º graus durante 30  minutos. Vá verificando a cozedura . Aos 20 minutos abra o forno, polvilhe as roscas com açúcar para este caramelizar .



E já estão prontas e deliciosas !  Pode deixar por aqui ou fazer o passo seguinte , fica à sua vontade 




17 , Se quiser , No final , Pincele com uma calda de açúcar 
 ( Dissolva 1 chávena de açúcar e uma de agua leve ao lume  até ferver ,  leve ao micro ondas  1 minuto ou use a CC acessório misturador , 100º 2 minutos ) 




E voilá , cá estão elas prontas a serem devoradas em 5 minutos pois a cozinha tem um cheiro deliciosamente  insuportável e  foi com imensa dificuldade e malabarismo que consegui  estas fotos :)








Espero que tenham gostado ,
Se experimentarem contem como foi 

Sempre ligada ,
Alexandra Caixeiro 

5 de janeiro de 2016

Bolo Rei de Chocolate na Cuisine Companion



Olá , Como estamos nos Reis , aqui fica a receita que costumo fazer para  o Bolo rei de Chocolate .

Resulta muito fofo e delicioso e vale a pena experimentarem mesmo que não tenham crianças por ai.






Eu fazia uma receita básica da teleculinaria para bolo rainha e adaptava para colocar chocolate  , mas decidi o ano passado experimentar a 
do blog O Cantinho do Jorge   , que resultou muito melhor , fiz  algumas alterações a nível de farinha,  fermentação e também a adaptação para a  Cuisine Companion . Usando a farinha para pão brioche , esta torna o bolo mais fofo e alto , pode fazer com esta farinha ou usar a tradicional . Náo deixe de fazer por não ter esta farinha porque resulta muito bem também com a tradicional 55

Estes ingredientes servem para um bolo XXL igual ao Bolo Rainha XXL  ou 2 bolos médios , normalmente faço um rainha e um de chocolate mas desta vez  usei 3/4 da massa para o bolo, porque o queria grande  e com 1/3 da massa restante fiz umas deliciosas Roscas de Açúcar e Canela que servi a escaldar e cheias de açúcar  caramelizado   às  3h da manha durante as festas e foram devoradas em minutos pela família que nestas festas teima em não dormir . 

Aqui fica a Receita 


Ingredientes:


500 gr de Farinha Pão Brioche ( Se não tiver use tipo 55 )
90gr de áçucar
100gr de água
Casca de 1 laranja
100 gr de leite
2 ovos ( 1 ovo para pincelar )
Recheio Chocolate tipo Nutella 
30gr de vinho do Porto
1 pitada de sal
40gr de Fermento fresco
60gr Margarina, a de  de bolo rei  é ideal eu usei normal 



Preparação:


1-  Descascar finamente a laranja , use um descascador de batatas , tendo cuidado de não deixar muito da parte branca que deixa mau sabor ,Pulverizar a casca  com o açúcar na velocidade 12 , lamina picadora durante 2 minutos  e reservar.

2 --Coloque na taça  a lamina de amassar , o leite, o fermento e uma pitada de sal e seleccione 2 minutos com 30º graus velocidade 5


3- Adicionar apenas  200gr de farinha e programar P2 Massas durante 3 minutos. 


4- Deixar descansar a massa dentro da taça  durante os 30/40 minutos da fermentação automática . Cubra a Cuisine companion com um pano ou manta para abafar ainda mais . ( Não necessita retirar a lamina de amassar)


5- Ao fim desse tempo , adicione o vinho do porto, 1 ovo, a casca de laranja e açúcar  pulverizados previamente,  a margarina amolecida ou em lascas finas para melhor incorporar  , as 300gr de farinha restante  e a água.


6-  Programar P2 durante 5 minutos.
Verificar se a massa descola das paredes do copo, se isso não se verificar, adicionar mais farinha e colocar P2 durante 30/40 segundos.


7- Retirar a massa da taça e reservar  numa tigela  polvilhada com farinha . 


A receita do Jorge pede para deixar descansar cerca de 1 hora .

Eu Coloquei  numa tigela enfarinhada fechada com película aderente e esta dentro de outra maior com um pouco de agua quente no fundo. 
Técnica que uso para fermentar pão .Reservei num local aquecido durante 2 horas ,para mim assim resulta melhor .


Ao fim deste tempo a massa dobra como podem ver abaixo e fica bastante fermentada .










8- Retire a massa para uma bancada enfarinhada e continue com o rolo da massa .


9. S
e decidir fazer  2 bolos, deve dividir agora a massa  em 2 partes   , eu dividi uma parte grande para o bolo e uma menor para as roscas  









13 Com o rolo esticar .a massa 







13. Rechear a massa com o chocolate tipo  nutella, neste caso tinha este Delinut  (  pode rechear de doce de ovos  , de canela , de chila , com frutos secos )







14. Enrolar .






15. Fazer pequenos cortes com uma faca na parte lateral da massa.







16. Fazer uma coroa , unir as partes e colocar num tabuleiro com papel vegetal 







17. Deixar levedar cerca de 30/40 minutos - Eu deixei levedar  1 hora . 








18. No fim  pincele  com 1 ovo batido ,

19. Colocar no forno previamente aquecido a 180º graus durante 30  minutos. Vá verificando a cozedura .




20. No final , Pincele com uma calda de açúcar 
 ( Dissolva 1 chávena de açúcar e uma de agua leve ao lume  até ferver ,  leve ao micro ondas  1 minuto ou use a CC acessório misturador , 100º 2 minutos ) 

E voilá , cá está o que é :)






O bolo ficou delicioso e fofo  devido ao tempo de fermentação ter sido maior,  realmente vale a pena esperar e faz bastante diferença .

Da primeira vez que fiz esta receita que levedei pouco agora acho que ficou lindo e nodia seguinte continuava muito fofo.







Espero que tenham gostado ,
Se experimentarem contem como foi 

Sempre ligada ,
Alexandra Caixeiro